"Nós estamos monitorando a situação. Estamos cientes de todos os deslocamentos das tropas russas ao longo da nossa fronteira. Damo-nos conta das ameaças que podem surgir e a nossa reação será adequada ao perigo provocado por essas manobras ", afirmou o ministro, citado pelo canal da televisão 112 Ukraina.
"As manobras representam um perigo potencial pois um grande número de militares estrangeiros estão se aproximando da fronteira com a Ucrânia, dirigindo-se à Bielorrússia no âmbito dos exercícios. Tudo o que está acontecendo na fronteira com a Ucrânia nós interpretamos como um ato hostil e uma ameaça para o nosso país', concluiu o ministro.
Mais cedo, Poltorak havia afirmado que a Rússia poderia levar a cabo provocações no decorrer dos exercícios Zapad 2017. No final de julho os EUA anunciaram o reforço da sua presença militar na Lituânia durante o período das manobras. Ainda de acordo com a Gazeta.ru, as autoridades americanas e as da Polônia manifestaram-se preocupadas com os exercícios Zapad 2017.