Opinião: Trump está provocando uma guerra comercial entre os EUA e a China

© AFP 2023 / GREG BAKERImagem do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, publicada em um dos jornais chineses, Pequim, China, novembro de 2016
Imagem do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, publicada em um dos jornais chineses, Pequim, China, novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
As políticas do presidente Donald Trump estão levando os EUA à uma guerra comercial desastrosa com a China, com base em reivindicações exageradas de roubo, disse à Sputnik o ex-assistente do Secretário de Estado para Assuntos de Segurança Internacional, Chas Freeman.

Bandeiras da China e dos EUA - Sputnik Brasil
Conselheiro de Trump: 'Estamos em estado de guerra econômica com a China'
Trump irritou Pequim no início desta semana, ao assinar um memorando, que solicita ao Representante Comercial dos EUA, Robert Lighthizer, a investigação das políticas comerciais chinesas, incluindo um suposto roubo de $ 600 milhões anuais em direitos de propriedade intelectual dos Estados Unidos. A China nega as acusações.

"Estamos caminhando para uma guerra comercial mundial, desencadeada pela tentativa trágica e equivocada de pressionar a China economicamente", disse Freeman.

Freeman afirmou que as políticas de Trump foram baseadas em falsas suposições e que mesmo a equipe do presidente não concorda com todas as medidas.

"O esforço do presidente Trump de moldar a realidade para se adequar às suas visões incorrigíveis e tolas foi acompanhado por batalhas entre os seus funcionários, que adotam algumas posições extremas neo-mercantilistas", disse o interlocutor da Sputnik.

As políticas imprudentes de Trump já estariam provocando um impacto catastrófico sobre a posição ocupada pelos EUA no mundo, afirmou Freeman.

"Um presidente economicamente analfabeto, cercado por dogmáticos iludidos, está destruindo sistematicamente as bases da liderança e da prosperidade americanas — os valores liberais, o livre comércio, a atração de imigrantes e o papel preeminente na definição das regras para as transações internacionais", afirmou.

Jornais destacam o encontro do presidente dos EUA Donald Trump (à esquerda) e presidente da China Xi Jinping  (à direita) - Sputnik Brasil
Trump pede que China seja investigada por roubo de propriedade intelectual
De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, o valor total das exportações e importações para a China em 2016 foi de US $ 115,6 e US $ 462,6 bilhões, respectivamente.

Chas Freeman é diretor vitalício do Atlantic Council e já foi embaixador dos EUA em Pequim e Bangkok. Freeman também ocupou diversos cargos de alto nível no departamento de Defesa dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала