"Estamos caminhando para uma guerra comercial mundial, desencadeada pela tentativa trágica e equivocada de pressionar a China economicamente", disse Freeman.
Freeman afirmou que as políticas de Trump foram baseadas em falsas suposições e que mesmo a equipe do presidente não concorda com todas as medidas.
"O esforço do presidente Trump de moldar a realidade para se adequar às suas visões incorrigíveis e tolas foi acompanhado por batalhas entre os seus funcionários, que adotam algumas posições extremas neo-mercantilistas", disse o interlocutor da Sputnik.
As políticas imprudentes de Trump já estariam provocando um impacto catastrófico sobre a posição ocupada pelos EUA no mundo, afirmou Freeman.
"Um presidente economicamente analfabeto, cercado por dogmáticos iludidos, está destruindo sistematicamente as bases da liderança e da prosperidade americanas — os valores liberais, o livre comércio, a atração de imigrantes e o papel preeminente na definição das regras para as transações internacionais", afirmou.
Chas Freeman é diretor vitalício do Atlantic Council e já foi embaixador dos EUA em Pequim e Bangkok. Freeman também ocupou diversos cargos de alto nível no departamento de Defesa dos EUA.