O anúncio foi feito pelo vice-comandante do Exército do país, major-general Yaroslav Spodar, em entrevista à agência de notícias Ukrainskie Novosti (Notícias Ucranianas) citada pela edição lenta.ru.
"Quando começou o abuso em massa de bebidas alcoólicas no nosso Exército, nós criamos as chamadas 'companhias da ordem' na região de Lvov. Já formamos três grupos, ou seja a gente reunia em grupos todos os que foram apanhados a abusar do álcool e mandávamo-los a essa unidade", explicou Spodar, acrescentando que os militares recebem tratamento médico, assistência de psicólogos e sacerdotes, assim como são sujeitos a esfregamentos com neve.
A 22 de maio o ministro da Defesa da Ucrânia Stepan Poltorak exigiu que os comandantes combatam o alcoolismo dentro dos quartéis. Esteja o militar no serviço ou fora, ficará sem premiação caso seja pego com bafo de álcool. A iniciativa visa promover o modo de vida saudável, prevenindo os efeitos nocivos causados por alcoolismo.
Em abril o chefe do Serviço Militar de Manutenção da Ordem, Igor Krishtun, anunciou a vitória sobre o alcoolismo em massa no Exército. De acordo com a lenta.ru, atualmente, as bebidas alcoólicas vêm sendo apreendidas aos militares ucranianos na zona do conflito com os milicianos independentistas no sudeste do país.