A Sputnik apresenta uma lista de asteroides que, ao contrário de Florence, são capazes de nos causar danos.
Eros
O 433 Eros é um dos maiores asteroides próximos da Terra. A história da sua observação tem mais de 100 anos. Em janeiro de 2012 o corpo celeste de quase 7 trilhões de toneladas voou à distância de 27 milhões de km do nosso planeta, o que equivale à uma sexta parte da distância entre a Terra e o Sol.
Apophis
De acordo com os especialistas, o asteroide 99942 Apophis poderá colidir com a Terra em 2036. Os cientistas têm certeza que isso acontecerá apenas caso o corpo celeste mude sua órbita depois da aproximação com a Terra em 2029. Os EUA já elaboraram um plano de uma missão que deve diminuir o risco de uma colisão com o asteroide, cujo diâmetro é de 0,370 km.
Duende
O objeto 2012 DA, ou seja 367943 Duende, assustou os astrônomos fortemente em 2012. O corpo celeste, que tem o peso de 130 mil toneladas, passou diante da Terra à distância de 28 mil quilômetros. No céu da Indonésia, o Duende foi observado a olho nu. Os cientistas julgam que ele voltará a "visitar" a Terra dentro de 30 anos.
Asteroide "da Crimeia"
O objeto espacial 2013 TV135, descoberto por cientistas do observatório da Crimeia, segundo os cálculos da NASA, poderá colidir com a Terra em 2032. Mas outros especialistas contestam esta possibilidade. No momento da descoberta, a chance de o asteroide colidir com a Terra era 1 para 6 mil, hoje é de 1 para 345 mil. Há vários anos que o objeto foi excluído da lista dos corpos celestes potencialmente perigosos.
YU55
Em 2011 o asteroide YU55 voou à distância de 325 mil km da Terra. O diâmetro dele é de 400 metros. O corpo celeste vai passar regularmente perto do nosso planeta, mas, segundo os cientistas, não vai causar danos.
Bennu
De acordo com especialistas da NASA, o asteroide Bennu é o que tem maior probabilidade de colidir com a Terra. Segundo aos cálculos da agência espacial, isso poderá acontecer no fim do século XXII. Em direção ao asteroide foi lançado o aparelho OSIRIS-Rex, que vai estudá-lo. De acordo com os resultados do estudo, os cientistas vão elaborar um plano da defesa.
Florence
O asteroide Florence, com 4,4 km de diâmetro, passará perto da Terra à distância de 7 milhões de quilômetros. Isso deverá ocorrer em 1 de setembro deste ano. Os cientistas afirmam que esta aproximação não representa qualquer perigo. A próxima vez que o Florence se irá aproximar da Terra será pelo menos dentro de 500 anos.