- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolívia instala Comissão da Verdade para investigar crimes de ditaduras

CC0 / Pixabay / Tortura
Tortura - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Bolívia, Evo Morales, participou da posse dos cinco membros da Comissão da Verdade nesta segunda-feira (21). O órgão investigará os crimes contra a humanidade e desaparecimentos de presos políticos durante as ditaduras militares de 1964 a 1982 na Bolívia.

"As ditaduras, os golpes de Estado vêm dos Estados Unidos", disse Morales durante a cerimônia. 

Ernesto Che Guevara - Sputnik Brasil
Che Guevara foi enviado por Cuba para morrer na Bolívia, diz general que o capturou
A Comissão é composta por Nila Heredia, Isabel Vizcarra, Edgar Ramírez, Eusebio Gironda e Teodoro Barrientos, reconhecidos ativistas políticos e presos políticos durante a ditadura do general Hugo Banzer (1971-1978).

A deputada Sonia Brito afirmou que a Comissão da Verdade irá fazer um relato das ditaduras enfrentadas pelo país e afirmou que a Bolívia integrou o Plano Condor, aliança entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai para encontrar e assassinar dissidentes políticos. "Esta é uma lei sonhada por todos os ativistas de direitos humanos", disse a congressista.

O ex-dirigente sindical Edgar Ramírez relembrou que o início dos trabalhos da Comissão da Verdade ocorre no aniversário do golpe militar que inaugurou a ditadura de Banzer.

De acordo com a Igreja Católica, durante a ditadura de Banzer, foram cometidos 1.392 assassinatos, 466 desaparecimentos forçados e 2.469 bolivianos foram exilados ou confinados. A Comissão da Verdade terá dois anos para fazer suas investigações. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала