Embate a popa
De acordo com a Sétima Frota, o acidente ocorreu às 6h24, entre o estreito de Malaca e Singapura.
As primeiras informações dão conta de que a embarcação militar teria ficado danificada. Há feridos.
"Até o presente momento, 10 marinheiros estão desaparecidos e cinco ficaram feridos", informou um comunicado da Sétima Frota da Marinha dos EUA.
De acordo com o portal vesselfinder.com, o petroleiro Alnic MC foi construído em 2008, navega sob a bandeira da Libéria e havia deixado a Coreia do Sul rumo a Singapura.
O destróier norte-americano está se dirigindo para o porto. Foram iniciadas as buscas dos marinheiros desaparecidos. Na operação de salvamento participam também navios e helicópteros de Singapura e navios da Marinha dos EUA.
Um acidente "muito mau"
O presidente dos EUA, Donald Trump chamou esse acidente de "muito mau" e expressou seu apoio aos marinheiros.
Thoughts & prayers are w/ our @USNavy sailors aboard the #USSJohnSMcCain where search & rescue efforts are underway. https://t.co/DQU0zTRXNU
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 21 de agosto de 2017
"Os pensamentos e preces vão para os marinheiros da Marinha dos EUA que ficavam a bordo do USS John McCain".
Ao comentar o acidente, o senador John McCain, herdeiro dos McCain em cuja homenagem o destroier foi batizado, escreveu no seu Twitter que está rezando pela tripulação do navio americano:
Cindy & I are keeping America's sailors aboard the USS John S McCain in our prayers tonight — appreciate the work of search & rescue crews https://t.co/jzk9giXbfg
— John McCain (@SenJohnMcCain) 21 de agosto de 2017
"Minha esposa e eu estamos rezando pelos marinheiros do navio da Marinha [dos EUA] USS John McCain e agradecemos às tripulações de busca e salvamento pelo seu trabalho".
Segundo o comandante das operações marítimas militares da Marinha dos EUA, almirante John Richardson, atualmente o objetivo principal da frota é fazer tudo para que o navio e a tripulação fiquem em segurança.
Em 17 de junho um outro destróier norte-americano, o USS Fitzgerald, colidiu com o navio mercante filipino ACX Crystal a 20 quilômetros da costa do Japão. O incidente resultou na morte de sete marinheiros dos EUA, mais três ficaram feridos. Ambos os navios sofreram danos.
O comandante e dois oficiais sêniores do destróier norte-americano USS Fitzgerald foram dispensados de suas funções após a colisão do navio.