Washington comemora moderação da Coreia do Norte, após sanções da ONU, e vislumbra diálogo

© AFP 2023 / BEN STANSALLRex Tillerson, secretário de Estado dos EUA (foto de arquivo)
Rex Tillerson, secretário de Estado dos EUA (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA reconhecem que as autoridades da Coreia do Norte demonstraram moderação, após a adoção da última resolução do Conselho de Segurança da ONU, declarou nesta terça-feira o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson.

Exercícios Foal Eagle com militares de EUA e Coreia do Sul (arquivo) - Sputnik Brasil
Imprensa: EUA se recusam a negociar com Coreia do Norte e podem optar pela guerra
"Estou feliz de observar que o regime de Pyongyang demonstrou, de forma surpreendente, uma certo nível de moderação, que não vimos no passado. Esperamos que esse seja um começo e que eles estejam tentando demonstrar a disposição de se abster das provocações", disse o chefe da diplomacia norte-americana aos jornalistas. 

Tillerson não excluiu a posibilidade de realizar negociações diretas com as lideranças da Coreia do Norte.

"Talvez estejamos vislumbrando um certo caminho, que pode nós levar, no futuro, ao estabelecimento de um certo diálogo", concluiu o secretário de Estado dos EUA.

A nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contempla a proibição para importação de uma série de produtos da Coreia do Norte, inclusive de ferro, chumbo, carvão mineral e pescados. As contas do Banco de Comércio Externo da Coreia do Norte serão congeladas, e os navios norte-coreanos, que violarem as resoluções da ONU, ficarão impedidos de utilizar os portos em todo o mundo. As sanções também atingiram diversas pessoas físicas e autoridades coreanas, ligadas aos programas nuclear e de mísseis balísticos de Pyongyang.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала