Irã e Arábia Saudita iniciam reaproximação

© AFP 2023 / FABRICE COFFRINIJavad Zarif durante uma coletiva de imprensa em Lausanne
Javad Zarif durante uma coletiva de imprensa em Lausanne - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Irã e a Arábia Saudita vão começar a realizar visitas diplomáticas recíprocas a fim de reduzir as tensões entre os dois países, que romperam relações no início do ano passado.

Chamas sobem a partir da embaixada da Arábia Saudita durante uma manifestação em Teerã - Sputnik Brasil
Arábia Saudita pede ajuda do Iraque para lidar com o Irã
Duas das principais forças do Oriente Médio, Riad e Teerã cortaram os laços em janeiro de 2016, após a execução de um importante líder religioso xiita pelo governo do reino wahabita e os consequentes protestos calorosos por parte dos iranianos, que incluíram ataques a prédios da diplomacia saudita no Irã. 

Segundo o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, esses encontros deverão ter início logo após o período de peregrinação à cidade sagrada de Meca, a Hajj, em setembro. 

"Os vistos já foram emitidos para que as duas partes possam fazer essa viagem", declarou Zarif em entrevista à agência Isna. "Estamos aguardando que as últimas etapas sejam concluídas a fim de que os diplomatas dos dois países possam inspecionar as embaixadas e consulados". 

De acordo com o chanceler do Irã, o seu país sempre buscou ter boas relações com os vizinhos, ao contrário de Riad, que adota políticas destrutivas para toda a região. 

"Nós sempre destacamos que estamos prontos para dialogar com a Arábia Saudita para resolver as crises na região, enquanto Riad, infelizmente, não fez isso e vê interesses em criar tensão na região", afirmou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала