Foram capturadas imagens mais reveladoras de estrela moribunda (VÍDEO)

© Foto / Observatorio ESOAntares
Antares - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os astrônomos apresentaram as primeiras imagens detalhadas de uma estrela de fora do nosso Sistema Solar.

Galaxia NGC 4945 - Sputnik Brasil
Nuvem 'de álcool' manda sinais de galáxia vizinha (FOTO)
A supergigante vermelha Antares fica na constelação de Scorpius. O seu tamanho grande a torna uma candidata ideal para seu estudo a partir da Terra.

As imagens feitas com o Telescópio Muito Grande (Very Large Telescope, VLT) do Observatório Paranal no Chile são as mais detalhadas da superfície e da atmosfera de uma estrela que está fora do Sistema Solar.

Estima-se que o diâmetro de Antares é 883 vezes maior que o do Sol. A estrela é também conhecida como Alpha Scorpii, o que significa que é a estrela mais brilhante da constelação de Scorpius. Ela é visível no céu noturno de agosto.

Antares está a aproximadamente a 600 anos-luz da Terra e tem peso 15 vezes maior que o Sol. No entanto, está perdendo rapidamente sua massa no espaço circundante, já que se expande para o exterior na última fase de sua vida antes de se tornar uma supernova.

Se Antares estivesse no centro do nosso próprio Sistema Solar, suas camadas externas se estenderiam a Marte.

Keiichi Ohnaka, da Universidade Católica do Norte do Chile e autor principal do estudo afirmou que "como as estrelas como Antares perdem sua massa de maneira tão rápida na fase final de sua evolução foi um enigma durante mais de meio século".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала