Em entrevista à rede norte-americana CNN na quarta-feira, Clapper destacou que o acesso de Trump aos códigos que dariam início a um ataque nuclear estadunidense é preocupante e que muito pouco poderia ser feito para impedí-lo.
"Se no calor do momento ele decide fazer algo sobre [o líder norte-coreano] Kim Jong-un, realmente há muito pouco para detê-lo", disse Clapper, observando que ele estava falando como alguém com compreensão dos poderes de um presidente.
"Todo o sistema é construído para garantir uma resposta rápida, se necessário. Portanto, há muito pouco controle sobre o exercício de uma opção nuclear, o que é bastante assustador", disse ele, que questionou ainda as capacidades de Trump como líder.
O temor acerca de uma resposta intempestiva de Trump aumentou há duas semanas, quando o presidente norte-americano prometeu responder com “fogo e fúria” às provocações da Coreia do Norte.
Já Pyongyang ameaçou lançar um ataque contra a ilha de Guam, no Oceano Pacífico, que abriga bases dos EUA. Dias depois, o líder norte-coreano Kim Jong-un recuou e disse que iria observar os próximos passos de Washington antes de tomar alguma medida.