Sabemos pouco sobre a Coreia do Norte, o país asiático que está desenvolvendo seu programa nuclear e de mísseis apesar da forte insatisfação da ONU. O mesmo acontece com o líder norte-coreano Kim Jong-un.
Neste artigo apresentamos uma lista com fatos curiosos sobre Kim Jong-un que o deixarão boquiaberto.
1. Estudou na Suíça com uma identidade falsa
Kim Jong-un estudou com uma identidade falsa na escola internacional Liebefeld de Berna, Suíça. Joao Micaelo, que estudou com Kim Jong-un, disse que ele se apresentava como Pak Um – nome falso – e que era filho do embaixador da Coreia do Norte.
2. Paixão pelo basquete e games
Durante seus anos de escola, o filho mais novo do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il se interessava por basquete, games e cinema. Segundo Micaelo, o basquete "era tudo" para o futuro líder da Coreia do Norte e ele jogava esse esporte tanto no campo com em jogos de vídeo.
Já depois de chegar ao poder, convidou a equipa de basquete norte-americana Harlem Globetrotters a visitar o seu país, bem como Dennis Rodman, ex-jogador da NBA, que esteve várias vezes na Coreia do Norte e considera o líder norte-coreano como "um velho amigo".
3. Tem uma canção oficial
Um hino de propaganda norte-coreana "Até à vitória final" é dedicado a Kim Jong-un. O texto dessa canção enfatiza a unidade política, a destreza militar e a força econômica de Pyongyang.
Deste modo, continua a tradição dos líderes da Coreia do Norte, já que tanto seu avô, como seu pai – Kim Il-sung e Kim Jong-il respetivamente − tiveram canções semelhantes.
4. Título de general sem experiência militar
Em 27 de setembro de 2010 Kim Jong-un foi nomeado general de quatro estrelas apesar da sua escassa experiência militar. Mais do que isso, ocupa o cargo de comandante supremo do Exército da Coreia do Norte desde 24 de dezembro de 2011.
5. O penteado do líder tem um nome especial
6. Ele gosta de dispositivos da Apple
Apesar das tensões entre Washington e Pyongyang, o líder norte-coreano utiliza um dispositivo norte-americano muito popular: um desktop iMac da Apple.
Kim Jong-Un con un Mac. Los dictadores siempre tendrán algo de snobs. pic.twitter.com/QWhB1VEWrh
— Juan Manuel Macías (@Juanmanuelmaci) 28 de janeiro de 2017
7. Tem títulos curiosos
Além de seus cargos oficiais como líder supremo da Coreia do Norte, comandante supremo do Exército do país, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia e marechal da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un também é o "gênio entre gênios" e "camarada brilhante".