O monumento, feito em granito e com mais de dois metros e meio de altura, representa uma espada cravada no mapa da Rússia.
Anteriormente, no Dia da Independência da Ucrânia, desconhecidos já haviam derramado tinta branca no monumento.
"De acordo com ele [o deputado], depois das 22h00 (16h00, horário de Brasília), foi jogado um dispositivo explosivo improvisado contra o monumento. O incidente não causou danos. Depois da explosão, ao lado surgiu um buraco de 50 cm em diâmetro e 10 cm de profundidade", informa a edição.
O monumento foi inaugurado em 15 de agosto deste ano. Ele representa uma espada cravada no mapa da Rússia, gravado no pedestal. De acordo com os organizadores, o objetivo da obra de arte é honrar os militares mortos durante as ações militares em Donbass.
No Conselho da Federação russo chamaram a inauguração do monumento de mais um ato de agressão contra a Rússia, que exige uma reação severa por parte de Moscou e a avaliação do Conselho de Segurança da ONU. Franz Klintsevich, primeiro vice-presidente da Comissão para Defesa e Segurança do Conselho da Federação, afirmou que o monumento combina ódio e brutalidade, frisando que ele não mostra nenhum sinal de sofrimento.