"Graças a vocês, a Ucrânia desfruta do célebre título de país aeronáutico", escreveu ele na sua página do Facebook neste sábado (26).
O primeiro-ministro do país, Vladimir Groisman, também felicitou os cidadãos ucranianos pelo Dia da Aviação.
"Os inventos dos ucranianos — desde os primeiros modelos de Igor Sikorsky até os modernos aviões-gigantes como o Ruslan e Maria — constituem uma reserva significativa da herança da construção aeronáutica mundial", exclamou.
Não é a primeira vez que Poroshenko faz declarações tão ousadas. Em fevereiro, ele afirmava que o exército ucraniano pode opor resistência às Forças Armadas de qualquer país, embora os soldados do país costumem se queixar de escassos recursos e de impróprias condições de serviço.
Em março, o presidente ucraniano comparou o país com um avião.
Isto gerou confusão entre os usuários das redes sociais que não perderam a oportunidade para gracejar em relação às palavras do presidente: alguém disse que a Ucrânia está em um "voo descontrolado" ou "entrou em espiral", enquanto um blogueiro opinou que seria mais correto compará-la com um míssil pois "a Ucrânia está voando sem asas e em sentido não identificado".