O evento, que decorre nas cercanias da capital russa entre 22 e 27 de agosto, realmente pasma por sua escala: parece que aqui se pode ver tudo do que a indústria militar russa se orgulha. Para um cidadão comum, é uma chance a não perder e parece que até única.
Por isso, os moscovitas e os visitantes da cidade não tiveram preguiça de levantar cedo, viajar várias horas de transporte público junto com os familiares, filhos e amigos — pois não é todo o dia que se pode subir ao famoso tanque Armata ou tirar uma foto perto dos gigantescos sistemas de mísseis S-400 Triumph.
O que se pode ver na exposição?
Mas o evento não visa apenas divertir o público. Para alguns especialistas, ele também mostra a "futilidade das tentativas do Ocidente de isolar a Rússia", pois a mostra mereceu a participação de dezenas de países por todo o mundo.
Em outras palavras, os primeiros dias do fórum foram apenas para profissionais, ou seja, destinados à troca de experiências com parceiros estrangeiros e às consequentes negociações. As empresas estrangeiras chegaram tanto para mostrar suas próprias capacidades, como para examinar em detalhe os últimos avanços da produção russa.
Assim, este ano foram celebrados dezenas de contratos para entregas entre o Ministério da Defesa da Rússia e companhias nacionais, bem como entre as últimas e seus parceiros estrangeiros.
Tudo isto faz com que o fórum se torne verdadeiramente em uma das maiores exibições de equipamentos bélicos do país. O evento decorre em três locais diferentes, que ficam perto uns dos outros, com ônibus grátis cursando cada 5-7 minutos.
Estrelas da exposição
A principal exposição estática fica no parque Patriot, inaugurado em 2014 como um espaço de lazer onde, ao mesmo tempo, os russos podem ver exemplos do avanço tecnológico na área militar, conhecer os vários ramos das tropas russas, passear pelas reconstruções históricas da Segunda Guerra Mundial, incluindo uma aldeia de guerrilha.
Durante o EXÉRCITO 2017, aqui estiveram patentes os principais armamentos terrestres das Forças Armadas russas — veículos blindados e tanques de ataque, sistemas antiaéreos e de mísseis, estações de radares digitais e canhões autopropulsados.
Ademais, no pavilhão fechado do parque foram alojados os estandes das melhores empresas russas e estrangeiras do setor técnico-militar, por exemplo, o consórcio Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia), a corporação Rostec, Almaz-Antey, Takticheskoe Raketnoe Vooruzhenie (Tactical Missiles Corporation).
Os participantes fizeram todo o possível para impressionar os visitantes e potenciais clientes, apresentando suas melhores amostras. Para os visitantes comuns, um dos equipamentos expostos mais populares foi o "buggy", ou seja, o todo-o-terreno checheno Chaborz M-3, na cabina do qual qualquer um pode tomar uma foto.
Em meio a genuínos ensaios
Outra parte, já mais espetacular, decorre no "cluster terrestre", no polígono de Alabino, onde se demonstram os mesmos armamentos, inclusive pesados, mas desta vez em ação. Do show espetacular que, de fato, são verdadeiros exercícios militares, participam centenas de equipamentos bélicos: aviões de ataque Mi-35, helicópteros Ka-52, complexos antitanque Shtorm, mísseis Kornet, sistemas autopropulsados Msta-S…
Ademais, no local há também um "cluster aquático", porém, este funcionou apenas nos dias dedicados aos visitantes profissionais.
Claro que o fórum não poderia deixar de parte a célebre aviação russa. Esta, por seu turno, se estreou no terceiro ponto do evento — o aeródromo de Kubinka. Nos céus brilharam os eminentes grupos de pilotagem russos Stryzhi, Russkie Vityazi, Sokoly Rossii e tropas de desembarque.
Ao longo de toda esta festa do poderio militar russo, os visitantes podiam também provar os pratos mais conhecidos da cozinha de campanha, desfrutar de um concerto com canções patrióticas, tomar parte de iniciativas interativas e até passar por testes necessários para entrar nas Forças Armadas russas como profissional. Parece que os organizadores não mentiram: tal como diz o lema do evento, aqui, na verdade, se concentrou toda a força do Exército e Marinha russas!