Cooperação com o Irã não viola resoluções da ONU, diz Rússia

© Sputnik / Aleksandr VilfSistema russo de mísseis anti-balísticos S-300VM "Antey-2500." Os sistema de mísseis terra-ar do tipo S-300-S são projetados para abater uma variedade de mísseis balísticos de curto e médio alcance dentro de uma faixa de 2.500 km
Sistema russo de mísseis anti-balísticos S-300VM Antey-2500. Os sistema de mísseis terra-ar do tipo S-300-S são projetados para abater uma variedade de mísseis balísticos de curto e médio alcance dentro de uma faixa de 2.500 km - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cooperação da indústria da defesa da Rússia com o Irã e a Líbia não viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse Dmitry Shugaev, diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (FSMTC), ao jornal Kommersant.

"Estamos aderindo estritamente a todos os compromissos internacionais que assumimos. Temos documentos adotados pelas Nações Unidas e todos os decretos subsequentes da liderança do país [Rússia]. Isso diz respeito à Líbia e ao Irã", disse Shugaev, como citado no jornal.

O diretor do FSMTC acrescentou que a Rússia e o Irã estavam discutindo a manutenção de entregas anteriores, o que estava bem dentro do quadro jurídico internacional.

Militares iranianos se preparam para lançar um míssil (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Irã mantém seu programa de mísseis, confirma novo ministro da Defesa

A Rússia e o Irã assinaram um contrato para entregas de sistemas de mísseis S-300 em 2007. No entanto, sua implementação foi suspensa em 2010, quando o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução, que proibiu o fornecimento do Irã com equipamentos militares avançados, incluindo sistemas de mísseis.

A restrição foi levantada e as entregas foram retomadas depois que o Irã chegou a um acordo com a China, a França, a Rússia, o Reino Unido, os Estados Unidos e a Alemanha, coletivamente referidos como o grupo P5 + 1, em 2015. Teerã prometeu manter o caráter pacífico do seu programa nuclear, obtendo em troca o levantamento gradual das sanções.

A Rússia completou as entregas dos sistemas S-300 ao Irã no ano passado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала