"Já foram criadas três zonas de desescalada, atualmente está sendo formada a quarta nos arredores de Idlib. No futuro próximo haverá uma reunião em Astana, onde, como eu espero, esse entendimento será finalmente fixado juridicamente", disse Lavrov em entrevista aos jornalistas depois da visita recente ao Kuwait.
A Rússia, Irã e Turquia chegaram em maio deste ano a um acordo para a criação na Síria de quatro zonas de desescalada com o fim de alargar no futuro o regime de cessar-fogo a outras regiões da Síria.
Hoje em dia há três zonas de desescalada na Síria: a norte da cidade de Homs, em um subúrbio de Damasco – na área de Ghouta Oriental, e também na fronteira sírio-jordana, na província de Daraa. Além disso, atualmente estão sendo realizadas preparações para iniciar o funcionamento de mais uma zona de desescalada na província de Idlib.
Desde março de 2011, a Síria está vivendo um conflito armado. Segundo as estimativas da ONU, durante todo esse período foram mortas mais de 220 mil de pessoas.