Agências de viagens chinesas informaram sobre o aumento de turistas da China a países antes não visitados por eles, tais como a Irlanda do Norte, Islândia e Croácia. Segundo a Sputnik China, esta nova tendência está ligada ao interesse dos espectadores chineses pela série Game of Thrones, que foi filmada nesses países.
Por exemplo, de acordo com a agência de viagens chinesa Ctrip, o número de turistas que compraram pacotes de viagem para a Croácia durante o primeiro semestre de 2017 aumentou 300% em comparação com o ano passado, enquanto o número de reservas para a Irlanda aumentou 154%.
Segundo a Sputnik China, os jovens correspondem à maioria dos turistas que desejam visitar as paisagens e ruinas mostradas na série. São tanto dos anos 90, 80 e até mesmo do início deste milênio.
Coisas do tipo já aconteceram antes. A comédia popular chinesa de 2012 "Perdidos na Tailândia" gerou um grande fluxo de turistas chineses ao país, fazendo com que a China se tornasse a principal fonte turística para a Tailândia no ano em questão.
Ele destacou que a mesma tendência é comum entre os chineses mais velhos, que assistiram aos filmes soviéticos como O Encouraçado Potemkin ou Lenin em Outubro e mostram interesse pelos lugares onde esses filmes foram gravados.
"Eles vão a São Petersburgo para visitar um cruzador Aurora, porque eles viram esse navio nos filmes. Eles chegam aos portões principais do Palácio de Inverno porque lembram que os operários e militares os invadiram nos filmes", explicou Wu Jiang.
O produtor cinematográfico acrescentou também que os filmes russos agora não são tão populares como antes e que o número de jovens chineses que querem visitar a Rússia depois de assistirem a um filme é muito pequeno.