A informação foi repassado pelo vice-presidente do CBP, R.D. Vitiello, durante uma conferência de imprensa.
"O CBP concedeu contratos de construção de protótipos para projetos de concreto para as seguintes empresas: Caddell Construction Company, Fisher Sand and Gravel, Texas Sterling Construction Company, W.G. Yates e Sons Construction Company", afirmou.
Não foi estabelecido prazo para a conclusão dos protótipos. No entanto, cada empresa terá 30 dias para concluir a construção uma vez que recebam um aviso do governo dos EUA, Vitiello também explicou.
Os contratos para cada empresa variam de US $ 400.000 a US $ 500.000, e o financiamento para a construção do protótipo veio de dotações do ano fiscal de 2017.
Em 22 de agosto, o presidente Donald Trump ameaçou em um discurso em Phoenix, no Arizona, congelar o governo ao não assinar um projeto de orçamento, a menos que inclua financiamento para o muro. Construir da estrutura para conter a imigração ilegal e combater o tráfico de drogas foi a vitrine de Trump na campanha de 2016. Pouco depois de assumir o cargo em janeiro, Trump assinou uma ordem executiva para iniciar o projeto.