"Florence passou com segurança [pela Terra]. Os observadores têm tirado fotografias do mesmo usando telescópios robóticos de nossa rede [rede de telescópios de alerta transientes ópticos], primeiro do Lago Baikal e depois da África do Sul", disse Lipunov.
De acordo com o cientista, o asteroide se aproximou por volta de 7 milhões de quilômetros da Terra, que é aproximadamente 18 vezes maior que a distância da Terra à Lua.
Mais cedo em agosto, a NASA informou que Florence se tornaria o maior asteroide que chegaria próximo da Terra desde que o programa da agência espacial estadunidense passou a detectar e rastrear asteroides próximos da Terra. De acordo com a NASA, o asteroide tem aproximadamente 2,7 milhas de diâmetro.
A large asteroid will pass Earth safely today at about 18 times the distance between the Earth and the Moon: https://t.co/k0DiE9kor8 pic.twitter.com/7Prj21rAU5
— NASA (@NASA) 1 de setembro de 2017
O asteroide Florence foi descoberto pelo Observatório Siding Spring, da Austrália, em março de 1981. O asteroide recebeu o nome de Florence Nightingale, uma reformadora social inglesa e a fundadora da enfermagem moderna.
O próximo encontro da Terra com o mesmo asteroide pode ocorrer após 2500.