"Hoje, a situação do governo e da população da Síria melhorou, enquanto os grupos extremistas e radicais se encontram em condições desfavoráveis, o que traz uma oportunidade histórica para encontrar uma solução política [para a crise síria]", disse Zarif, citado pelo serviço de imprensa do governo iraniano.
Zarif também argumentou que os países estrangeiros poderiam oferecer assistência para abrir o caminho para a solução política para as crises, mas deveriam abster-se de impor sua vontade às nações afetadas pelo conflito, ao mesmo tempo que enfatizava que as conversas sírias em Astana trouxeram resultados positivos e continuarão a ser uma plataforma eficiente para a reconciliação.
A guerra civil entre as forças do governo sírio e vários grupos de oposição e terrorismo destrói o país desde 2011. As partes no conflito e os representantes da comunidade internacional negociam a reconciliação em Genebra e Astana. A próxima rodada de negociações sobre a Síria acontecerá em Astana em meados de setembro.