Reino Unido manda avisar: Não vai pagar somas vultuosas pelo Brexit à União Europeia

© AFP 2023 / Daniel Leal-OlivasBandeiras da Grã-Bretanha e da União Europeia
Bandeiras da Grã-Bretanha e da União Europeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado britânico da Brexit diz que o país não tem intenções de fazer pagamentos generosos à UE como parte do processo de retirada.

O Reino Unido não está planejando realizar pagamentos "grandes" para a União Européia como parte da chamada lei de divórcio, disse o secretário de Estado do país para Brexit David Davis, no domingo.

Britain's Prime Minister Theresa May makes a speech at the Royal United Services Institute for Defence and Security Studies in central London while on the General Election campaign trail. Monday June 5, 2017. - Sputnik Brasil
'Diga a eles que fico': May não pretende abandonar cargo de primeira-ministra após Brexit
No início do dia, o jornal Sunday Times do Reino Unido informou que a primeira-ministra Theresa May aprovaria um pagamento pelo Brexit de até 50 bilhões de libras (US $ 64,8 bilhões).

"No médio a longo prazo, não vamos pagar nenhuma quantia grande", disse Davis à BBC.

O funcionário observou que a "era dos grandes pagamentos para a União Europeia chegou ao fim" e Londres ainda estará alocando fundos para várias áreas, incluindo o espaço e a pesquisa nuclear.

"Nós somos um país que atende às suas obrigações internacionais. Eles podem não ser legais, podem ser morais ou políticos", acrescentou Davis.

Brexit - Sputnik Brasil
Fim da livre circulação de cidadãos da UE após o Brexit terá consequências imprevisíveis
Davis também expressou desacordo com o negociador chefe da Comissão Europeia, Michel Barnier, que afirmou ter havido progressos "decisivos" em negociações com Londres na conclusão da terceira rodada de negociações formais na quinta-feira.

"Estamos basicamente passando [pelas conversas] de forma muito sistemática, muito britânica, uma maneira muito pragmática de fazê-lo. [Barnier] está achando difícil e ele quer pressionar-nos, e é por isso que sustenta esta posição. A Comissão Europeia coloca-se em uma posição tola, se diz que nada foi feito", afirmou Davis, completando que acha "um pouco bobo, porque há coisas que conseguimos".

No final de março, o Reino Unido lançou oficialmente o processo de retirada da União Europeia. As negociações entre Londres e Bruxelas, que começaram em 19 de junho, deverão concluir em abril de 2019.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала