Terremotos são registrados na Coreia do Norte e Seul suspeita de novo teste nuclear

© AFP 2023 / Ed JonesBandeira nacional da Coreia do Norte
Bandeira nacional da Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
Dois terremotos atingiram a Coreia do Norte neste domingo (3). Os tremores podem ter sido causados por um teste nuclear.

Fontes do governo da Coreia do Sul ouvidas pela agência de notícias Yonhap afirmam que o episódio pode ter sido causado por um teste nuclear e que ele foi registrado em Punggye-ri, um local que já foi utilizado para testes nucleares anteriormente. A Yonhap também publicou que as Forças Armadas da Coreia do Sul aumentaram seu nível de alerta após o possível teste nuclear de Pyongyang.

Imagem do Hwasong-14, míssil que a Coreia do Norte afirma ser de longo alcance (intercontinental), em teste realizado em 4 de julho de 2017 - Sputnik Brasil
Pyongyang: EUA e Coreia do Sul 'brincam com fogo sobre um barril de pólvora nuclear'
O escritório do presidente Moon Jae-in solicitou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul.

A agência de monitoramento de terremotos da China classificou o evento como uma "possível explosão", informou a agência de notícias Reuters. O tremor também foi registrado por sismógrafos nos Estados Unidos.

Caso confirmado, este seria o sexto teste nuclear da Coreia do Norte e o primeiro em 2017. Os testes nucleares anteriores do país de Kim Jong-un ocorreram em 2006, 2009, 2013 e janeiro e setembro de 2016.

Neste domingo, a Coreia do Norte já afirmou ser capaz de disparar um míssil balístico intercontinental com uma bomba de hidrogênio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала