Ri Chun-hee é a voz e a cara da Coreia do Norte, ela é a âncora veterana encarregada de transmitir para o mundo o que está acontecendo em seu país fechado.
Com a Montanha Baekdu no plano de fundo de seu noticiário, Ri Chun-hee, mulher de 74 anos de idade, no dia 3 de setembro anunciou a notícia arrepiante que poucos queriam ouvir.
Vestida com traje tradicional rosa e preto, Ri Chun-hee falou para o mundo sobre o sexto teste nuclear que o país mais fechado tinha realizado na madrugada do domingo: uma avançada bomba de hidrogênio cinco vezes mais potente do que a que foi lançada em Nagasaki em 1945.
Quem é a senhora Chun-hee?
Nascida em uma família pobre na província de Gangwon, no centro da Coreia, durante a ocupação japonesa, sua carreira é algo único na longevidade.
Inicialmente, Ri Chun-hee estudou artes na Universidade de Teatro e Cinema de Pyongyang, antes de ser selecionada pelo partido para ser a porta-voz da entidade, devido à sua pobreza e, consequentemente, a sua impecável fidelidade ao partido.

A sua primeira aparição no KCTV (principal canal estatal) aconteceu em 1971, três anos depois ela se tornou a apresentadora-chefe das notícias mais importantes do seu país.
Rainha do drama
Sendo muito admirada pela dinastia Kim, seu estilo único é uma combinação de grandiosidade e melodrama.
Quando ela anunciou a morte de Kim Il-sung, em 1994, reverenciado como o pai da nação, a idosa encheu o anúncio de lágrimas. Passados os anos, ela foi igualmente vista chorando na tela informando à nação sobre falecimento de Kim Jong-il, pai do atual líder, em 2011.
Não está claro até quando ela vai continuar como a voz da nação, encarregada com a tarefa de treinar a próxima geração dos apresentadores norte-coreanos.