Moscou: ações dos EUA em relação à Rússia são 'vandalismo governamental'

© REUTERS / Stephen LamConsulado de Rusia en San Francisco, EEUU
Consulado de Rusia en San Francisco, EEUU - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os acontecimentos nos EUA quanto às instalações diplomáticas da Rússia trata-se de vandalismo governamental e a Rússia reagirá às ações norte-americanas, declarou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.

O pico do Kremlin e a bandeira russa na Praça Vermelha - Sputnik Brasil
Rússia indica que não retaliará EUA por fechamento de consulado em São Francisco
"As ações nocivas de busca nas instalações do Consulado Geral em São Francisco, da Representação Comercial em Washington e de seu ramal em Nova York foram vergonhosas. A parte norte-americana está tentando passar por bondosa em um jogo ruim através da manipulação de suas palavras, e não pelo conteúdo de sua política, afirmando que não passam de inspeções. Mas isso não corresponde à verdade, pois são buscas", frisou o vice-ministro russo a jornalistas.

Representantes das forças especiais e dos órgãos de segurança dos EUA ainda se encontram no prédio do Consulado Geral da Rússia em São Francisco.

"Nunca tínhamos enfrentado antes [uma busca] tão longa e provocadora das normas fundamentais do direito internacional. Nos anos anteriores, um deles foi qualificado como financiador estatal do terrorismo. Eu sou a favor de qualificar os acontecimentos recentes como vandalismo governamental", acrescentou.

O líder da Coreia do Norte inspeciona de perto os ciclos de produção dos motores e ogivas para os mísseis intercontinentais norte-coreanos - Sputnik Brasil
Seul detecta preparativos para novo teste de mísseis na Coreia do Norte
"É preciso chegar a um entendimento preciso, por isso não vamos nos apressar para dar uma resposta. Em geral, é complicado encontrar reação devida quando se trata de vândalos. Mas encontraremos a reação cabível", declarou o vice-ministro.

Enquanto isso, Ryabkov destacou haver uma questão internacional, onde os EUA poderiam afetar de forma positiva na resolução da mesma. Segundo ele, a resolução da crise norte-coreana depende muito das ações dos Estados Unidos.

"Todos os participantes das discussões deste problema conseguem influenciar a Coreia do Norte. Em minha opinião, é possível influenciar a Coreia do Norte através de propostas realistas de diálogo. Onde muito depende dos nossos parceiros norte-americanos, que, infelizmente, até agora seguem falando no idioma das sanções, algumas vezes no de ameaças, ao invés de tentarem resolver a situação através de ferramentas diplomáticas", disse Ryabkov a jornalistas.

No dia 3 de setembro, Pyongyang declarou ter realizado um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio, projetada para mísseis balísticos intercontinentais. Para o Ministério da Defesa do Japão, a potência da carga testada pela Coreia do Norte atingiu 70 quilotons de TNT, ou seja, muito mais poderosa do que a bomba atômica que devastou as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала