Um porta-aviões nuclear, bombardeiros estratégicos e "outros poderosos recursos" podem vir a ser deslocados para a península da Coreia em resposta ao recente teste da Coreia do Norte, comunicou o Ministério da Defesa sul-coreano na segunda (04).
"Trabalharemos na opção de deslocamento de ativos estratégicos como um grupo de ataque de porta-aviões norte-americano e bombardeiros estratégicos após a consulta com os EUA", comunicou o ministério.
A entidade militar acrescentou também que se planeja a construção de instalações adicionais do sistema THAAD, destinado a abater os mísseis balísticos de curto e médio alcance.
As forças dos EUA na Coreia do Sul pretendem instalar mais 4 sistemas THAAD na região de Seongju County, a 300 quilômetros de Seul. Agora na região operam dois sistemas deste tipo.
"Os restantes lançadores vão ser deslocados em breve através de consultas para conter as crescentes ameaças de mísseis e nucleares da Coreia do Norte", indica o comunicado do Ministério da Defesa.
A Coreia do Sul vai também realizar em setembro um treinamento militar unilateral utilizando os seus jatos de combate F-15 K, equipados com mísseis ar-terra Taurus.