- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caravana de Lula pelo Brasil chega ao fim: relembre os momentos marcantes (VÍDEOS)

© Ricardo Stuckert/Fotos PúblicasAto com Lula “O Brasil não abre mão do seu futuro” em Teresina, Piauí
Ato com Lula “O Brasil não abre mão do seu futuro” em Teresina, Piauí - Sputnik Brasil
Nos siga no
Após 20 dias, a Caravana de Lula pelo Brasil, que começou no dia 17 de agosto e atravessou nove Estados do nordeste do país, termina nesta terça-feira em São Luís, no Maranhão.

Viagens como essa fazem parte da história de Luiz Inácio Lula da Silva. Nos anos 1990, ele visitou mais de 300 cidades em todo o território nacional em viagens denominadas de "Caravanas da Cidadania".

Desta vez, o ex-presidente percorreu 25 cidades e cumpriu uma extensa programação, que envolveu comícios, palestras e encontros com políticos e a população.

Sputnik Brasil fez um resumo de alguns dos momentos marcantes da Caravana de Lula pelo Brasil.

Bahia

Salvador, na Bahia,foi o ponto de partida da Caravana.

O primeiro ato do ex-presidente foi a inauguração do Memorial da Democracia, na Arena Fonte Nova. 

“É por isso que eu resolvi andar pelo País. Eu quero andar para aprender com o povo que está acontecendo nesse país que está subordinado a um grupo de pessoas que nunca teve competência para ser presidente e cassaram um mandato”, afirmou Lula, com a platéia pedindo "Fora Temer".

Ainda na Bahia, o presidente visitou as cidades de São Francisco do Conde, Cruz das Almas e Feira de Santana. 

Antes de partir para Sergipe, Lula se reuniu com jovens estudantes, com quem dançou o passinho da "sarrada", provocando uma verdadeira ebulição nas redes sociais.

Sergipe

Em Sergipe, a Caravana pelo Brasil visitou as cidades de Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Aracajú. 

Em Lagarto, o ex-presidente recebeu uma homenagem da Universidade Federal de Sergipe: foi agraciado com o título Honoris Causa.

Alagoas

Em Araparica, o ex-presidente recebeu título de doutor Honoris Causa do reitor da Universidade Estadual de Alagoas, que chegou a receber ameaças de morte.

Sua viagem pelo estado começou em Penedo e terminou em Maceió, onde o presidente se reuniu com a militância.

“Nós nordestinos não queremos tirar nada de ninguém, mas queremos o que é nosso. O direito de ter os mesmos investimentos, as mesmas universidades. É por isso que nosso governo o Nordeste passou a ter 1,6 milhão de alunos na universidade”, disse ele.

Lula lembrou que o país continua a ter uma dívida histórica com a região.

“Eu não sei quem disse para a elite que pobre não gosta de viver bem. Nós gostamos das coisas boas, queremos morar bem, queremos viajar de férias. Queremos fazer mestrado, doutorado, queremos emprego que pague bem. Quem disse que queremos comer mal e se vestir mal?”, questionou.

O ex-presidente também afirmou que a caravana tem como objetivo acordar o Brasil outra vez. “Eu não me conformo com a destruição que este governo golpista está fazendo neste país”, disse ele.

Pernambuco

A passagem de Lula por Pernambuco foi marcada por diversos atos populares e pela participação de Dilma Roussef, que se juntou à Caravana em Recife. 

No ato ao lado de trabalhadores de Suape, em Pernambuco, o ex-presidente Lula alertou para o aumento do desemprego causado pelos governo Temer.

Quando o PT estava no governo Federal, a cidade de Ipojuca passou a ser o segundo PIB do estado de Pernambuco, por conta dos investimentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região, em especial no Porto de Suape.

O ex-presidente destacou que os investimentos em Suape permitiram que Pernambuco passasse a refinar petróleo, construir navios, o que gerou emprego, renda e qualificação profissional ao povo pernambucano.

“As pessoas que antes cortavam cana, passaram a ser mecânicos, soldadores, trabalhando em Suape”, lembrou.

O líder petista criticou as medidas de privatização do patrimônio nacional feitas por Temer, que visam vender a Petrobras, o BNDES, a Eletrobras.

Paraíba

Na Paraíba a Caravana passou por João Pessoa e Campina Grande.

Em um grande ato, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, Lula recebeu o título de cidadão pessoense e o carinho de milhares de pessoas que compareceram ao local para ouvir as palavras do ex-presidente.

Посмотреть эту публикацию в Instagram

Публикация от PT - Partido dos Trabalhadores (@ptbrasil)

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte Lula esteve em Currais Novos e em Mossoró.

“Aos 71 anos, eu tenho muita energia para brigar por esse país”, disse o ex-presidente. “Eu vou lutar até o último dia da minha vida para provar que o povo desse país pode ser feliz”, disse ele a uma multidão reunida ao lado da Estação das Artes, em Mossoró.

Ceará

No Ceará, apesar da programação contemplar a visita a Quixadá e a Juazeiro do Norte, Lula percorreu 10 cidades em um único dia. As passagens não foram longas, tampouco foram oficialmente "contabilizadas" pela Caravana. No entanto, a população recebeu a passagem do ex-presidente com grande atenção e entusiasmo.

Piauí

No penúltimo Estado percorrido pela Caravana, Lula visitou as cidades de Marcolândia, Picos, Teresina e Altos.

O ex-presidente recebeu o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí.

"Antes de nós, o povo nordestino era tratado como se fosse a escória da humanidade. Nós provamos para eles construindo mais de um milhão de cisternas que há políticas para combater a seca. Na verdade, a seca era mantida porque tinha indústria dos caminhões pipas que ganhava dinheiro vendendo água para quem não tinha o que pagar”, disse Lula em Marcolândia.

Em uma avaliação após 15 dias de viagem, Lula disse ter chegado a uma conclusão: o povo nordestino não se deixa levar pela perseguição política e midiática que tem ocorrido no País.

“A coisa mais extraordinária que eu descobri é que se tem alguém em Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo, jornalista ou dono de televisão que acha que as mentiras que estão contando bateram na cabeça do povo nordestino, eu queria dizer: sabe o que o povo nordestino lembra? Lembra de quando o Brasil tinha emprego, do Bolsa Família, do aumento no salário, do Luz Para Todos, da quantidade de universidades, de institutos federais que trouxemos para o Nordeste, do piso dos professores, das coisas boas que conseguimos fazer. Numa demonstração de que quando as coisas chegam na vida do povo não adianta falar mal porque o povo não é trouxa", afirmou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала