Maiorsk está situado perto da cidade de Gorlovka que, por sua vez, é controlada pela milícia da república autoproclamada de Donetsk.
De acordo com Eduard Basurin, vice-chefe do comando operacional da República de Donetsk, vários grupos de franco-atiradores, armados com fuzis estrangeiros, chegaram ao povoado de Maiorsk.
"Em condições de 'trégua escolar', à qual o lado ucraniano não presta nenhuma atenção, grupos de sabotagem e franco-atiradores são uma boa escolha para realizar provocações ao longo da linha de contato", afirmou Basurin.
Em abril de 2014, a Ucrânia iniciou uma operação militar nas províncias orientais de Donetsk e Lugansk, onde foram proclamadas repúblicas populares em resposta ao violento golpe de Estado que ocorreu em Kiev em fevereiro do mesmo ano. Segundo estimativas da ONU, desde o início da crise, as hostilidades resultaram em cerca de 10.100 mortes.
O grupo de contato para regulação da situação na Ucrânia chegou a um acordo sobre uma trégua em Donbass a partir da noite de 25 de agosto para garantir o cessar-fogo em 1 de setembro, dia em que começa o ano letivo. Trata-se da quinta tentativa de cessar-fogo desde o início do ano.