A decisão foi tomada durante a sessão do comitê executivo do IPC, realizado em Abu Dhabi, no qual foram analisados os documentos, enviados pela parte russa, relativos ao cumprimento dos critérios para a restauração do Comitê Paralímpico da Rússia na organização.
O presidente do comitê russo, Vladimir Lukin, declarou nesta segunda-feira, 4 de setembro, que o grupo de trabalho do IPC tinha reconhecido que a Rússia cumpriu os compromissos assumidos para combater os casos de doping.
Com a decisão desta quarta-feira, no entanto, os atletas paralímpicos russos continuam banidos de competições internacionais, inclusive dos Jogos Paralímpicos de 2018.
Em agosto de 2016, IPC vetou a participação da seleção da Rússia nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e suspendeu o Comitê Paralímpico da Rússia. A Rússia deve cumprir uma série de requisitos para restaurar a sua participação no IPC.
A decisão sobre o afastamento da seleções russa das competições internacionais poderá ser revista em durante a reunião do IPC no mês de novembro.