Mais cedo, o ministério das Relações Exteriores da Rússia publicou um vídeo, no qual diversas pessoas não identificadas realizam supostas atividades de buscas no telhado e no interior do prédio do Consulado Geral de São Francisco.
"Lembro que alguém escreveu posts, reclamando do uso da expressão 'falta de noção'. Desafio a encontrar uma descrição melhor para aquilo que estão fazendo neste momento os 'agentes Smith' no Consulado Geral da Rússia em São Francisco", escreveu Zakharova em sua página no Facebook, comparando policiais norte-americanos ao famoso vilão da franquia de filmes Matrix.
Maria Zakharova chamou o 2 de setembro, quando foram iniciadas as buscas nas instalações russas em São Francisco e em Washington, de "dia negro da diplomacia americana".
Em 31 de agosto, os Estados Unidos exigiram o encerramento das atividades do Consulado da Rússia em São Francisco, bem como a entrega dos prédios da missão diplomática russa em Washington e em Nova York a partir do dia 2 de setembro. O Departamento de Estado dos EUA confirmou que todas as exigências foram cumpridas pela parte russa no tempo previsto.