Tal poderia gerar a ideia que este míssil tem todas as chances de entrar para o serviço do exército, informa o Nezavisimaya Gazeta.
Indubitavelmente o nível de elaboração, ou seja, de fiabilidade de muitos mísseis continua baixo, como o demonstraram os três últimos lançamentos de projéteis que já estão em serviço.
Isso faz com que estes lançamentos representem uma ameaça adicional porque não é claro se os especialistas locais serão capazes de controlar o voo com falhas que resultem em alterações da trajetória, se existem sistemas de autodestruição que funcionem em caso de necessidade e se existem sistemas de pré-aviso de lançamentos não autorizados.
Vale a pena considerar que mesmo os mísseis da classe Scud, Nodong-1 e as suas modificações podem transportar uma carga útil de cerca de 1 tonelada.
Toda a história recente de desenvolvimento das ogivas nucleares com a utilização de urânio ou plutônio nos países nucleares confirma a possibilidade de desenvolver ogivas deste peso. Nestas condições de completa incerteza, é lógico contar com o pior dos cenários, que prevê a deterioração permanente da situação político-militar na região.