Este é o segundo protótipo funcional da aeronave desenvolvida pela empresa de aviação Progress (Progresso), situada na região de Primorie.
É óbvio que só por dois exemplares funcionais é ainda difícil avaliar completamente as vantagens e desvantagens desse helicóptero, mas, mesmo assim, a Sputnik Vietnã entrevistou o perito russo em aviação Makar Aksenenko, um piloto com uma experiência rica de voo em meios aéreos de vários tipos, e lhe pediu para expressar sua opinião.
"Infelizmente, o percurso do Ka-62, tal como o de muitos outros modelos de aeronaves com origens soviéticas, foi bastante difícil. Mas é muito bom que tenha acontecido a 'estreia' do veículo, mesmo que com um pequeno atraso", disse o especialista.
"Há a esperança que em breve a aviação civil receba este aparelho de asas rotativas multitarefas de classe média. Ele poderá ser usado quando os helicópteros leves não são capazes de cumprir todo o volume de trabalhos de transporte ou de resgate e a aplicação de veículos de classe média Mi-8 (Mi-17, Mi-38, Mi-171) seja muito dispendiosa. Ou seja, quando em termos de 'custo-eficácia', do ponto de vista econômico e de capacidade de carga real, seja mais adequado usar um helicóptero 'do primeiro grupo de classe média'. Vale ressaltar que o Ka-62 pertence a este grupo."
"Este esquema é largamente usado pelos construtores aeronáuticos no estrangeiro, principalmente nos helicópteros de classe leve. Esta foi a primeira vez que os construtores russos aplicaram este esquema, sendo que foi em um veículo de classe média, mesmo que ele tenha sido tornado mais leve. A hélice do tipo Fenestron não é afetada pela poeira, lixo e cascalho quando usada em aeródromos de terra e pistas de helicópteros. Além disso, este tipo de hélice tem menos perdas dinâmicas, ela fornece uma melhor aerodinâmica com velocidades altas. O Ka-62 é um veículo bastante rápido, a forma dele se parece com um golfinho e pode atingir uma velocidade de cerca de 300 km/hora. Para isso, é preciso que a quilha e o sistema de direção de cauda sejam aerodinâmicos o máximo possível. A experiência de dirigir outros veículos com este esquema de hélice prova que eles são muito leves e manobráveis. Juntando tecnologias digitais modernas ao sistema de comando, obtemos um veículo com características de pilotagem perfeitas. E o fato que o Ka-62 demorou a aparecer, também foi útil. Ele foi equipado com novos elementos de controle elétricos remotos e uma nova aviônica. Além do mais, o helicóptero está equipado com os famosos motores franceses Turbomeca [modelo Ardiden 3G]. Não se deve recear isso, pelo contrário, este fato permitirá manter a cooperação com parceiros estrangeiros e usar esquemas testados nos veículos perspectivos. Segundo eu sei, as ligações entre construtores russos de helicópteros e a empresa Turbomeca são bastante fortes, apesar da situação política."
"Em primeiro lugar, o transporte aéreo entre os centros de regiões adjacentes, até ao pouso em pistas limitadas dentro da cidade: como os telhados de arranha-céus. Segundo, é a aviação de assistência médica, pois as capacidades de carga do veículo o permitem. Terceiro, são operações de busca e resgate. Depois, ele pode ser também usado no transporte de trabalhadores da indústria petrolífera ou de gás até as plataformas marítimas. Atualmente, este trabalho é realizado por helicópteros ingleses e italianos AgustaWestland AW139, da mesma classe. Estes famosos veículos são muito vendidos no mercado russo. Contudo, com o lançamento do Ka-62 aparecerá uma chance de concorrer com eles neste segmento de transporte. Finalmente, ele poderá ser utilizado como uma aeronave civil embarcada em navios da frota de quebra-gelos ou como helicóptero para abastecimento de diferentes expedições em latitudes elevadas. Como conclusão, este veículo é necessário para muitos consumidores civis. E não apenas na Rússia", concluiu Makar Aksenenko.