"O comportamento irresponsável da Coreia do Norte é uma ameaça global que requer uma resposta global. Essa resposta, sem dúvida, inclui a OTAN. Nós apelamos à Coreia do Norte para abandonar seu programa nuclear e pôr fim aos testes, porque isso é violação de uma série de resoluções do Conselho da Segurança da ONU", disse Stoltenberg no domingo (10) durante um programa da emissora britânica BBC.
O representante da Aliança acrescentou também que os ensaios realizados pela Coreia do Norte são "uma ameaça para a paz e estabilidade internacional". Entretanto, ele sublinhou que é necessário resolver o problema através de meios políticos.
O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, também defende a solução pacífica do problema norte-coreano. "Temos de evitar o conflito militar a todo custo", disse ele à BBC.
Em 3 de setembro, a Coreia do Norte declarou ter realizado um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio destinada aos mísseis balísticos intercontinentais. Esse foi o sexto ensaio nuclear da Coreia do Norte. Mais cedo, em 29 de agosto, a Coreia do Norte disparou um míssil de médio alcance que sobrevoou o território japonês.