O incidente ocorre na catedral da Sagrada Família, um dos principais pontos turísticos da cidade, que ainda se recupera de um recente ataque terrorista.
Sagrada familia en alerta... Cierran calle mossos y policía #SagradaFamilia #Barcelona desconozco causa.. pic.twitter.com/V8uXgDSKhK
— juan Rodríguez Roiz (@drjuanroiz) 12 de setembro de 2017
"Ativamos o serviço TEDAX [antibombas] para verificar uma van estacionada no entorno da Sagrada Família", informou a polícia após anunciar o início de uma operação antiterrorista na área, evacuando o templo, ruas, estação de metrô e estabelecimentos localizados na região.
Mais tarde, no entanto, as autoridades explicaram que tudo não passou de um alarme falso:
Fetes les comprovacions corresponents es confirma falsa alarma. NO hi ha ningú detingut en relació aquests fets.Gràcies per la col.laboració
— Mossos (@mossos) 12 de setembro de 2017
"Feitas as checagens correspondentes, se confirma um falso alarme. Não há qualquer detido em relação a esses fatos. Obrigado pela colaboração."
No último dia 17, uma van atropelou um grande número de pedestres em uma das áreas mais movimentadas de Barcelona, causando várias mortes e deixando muitos feridos. O ataque foi sucedido por outro, em Cambrils, onde os terroristas foram rapidamente neutralizadas. Ao todo, 16 pessoas morreram.