Na quarta-feira (13), o equipamento estadunidense chegou para a cidade polonesa de Gdansk.
A operação do bloco militar — Atlantic Resolve — se está realizando desde abril de 2014, depois do referendo legal na Crimeia que iniciou a reunificação da península com a Rússia. No entanto, esses eventos são considerados como uma anexação pelos EUA e seus aliados da OTAN.
Segundo Washington, a operação militar tem como objetivo garantir a segurança na Europa Oriental, a protegendo da "ameaça russa".
O envio dos equipamentos norte-americanos teve lugar apenas dois dias depois de a Suécia ter lançado suas maiores manobras militares em 23 anos com a participação de vários países da OTAN. A Suécia não é membro da Aliança Atlântica, mas se espera que esse assunto seja debatido nas eleições gerais de 2018.
Entretanto, as forças da OTAN que participam das manobras perto da fronteira russa contam com mais de 20.000 de efetivos.
Ao mesmo tempo¸ segundo dados do Ministério da Defesa da Rússia, até 12,7 mil militares devem participar dos exercícios estratégicos Zapad 2017 que são realizados entre os dias 14 e 20 de setembro no território da Bielorrússia bem como em três polígonos russos.