Apesar de reconhecer transparência, Pentágono se preocupa com Zapad 2017

© Sputnik / Maksim BlinovTreinamentos táticos conjuntos das tropas paraquedistas da Rússia e Bielorrússia
Treinamentos táticos conjuntos das tropas paraquedistas da Rússia e Bielorrússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Pentágono declarou que a Rússia e a Bielorrússia estão respeitando a transparência dos exercícios militares Zapad 2017 (Ocidente 2017), mas pede para as partes respeitarem os compromissos assumidos no âmbito dos acordos sobre controle de armamentos e medidas de confiança.

Aviões Yak-130 da Força Aérea da Bielorrússia durante os preparativos para as manobras russo-bielorrussas Zapad 2017 - Sputnik Brasil
Manobras Zapad 2017 'assustam a Lituânia mais do que exige a situação'
"A Rússia realizou um briefing sobre os exercícios durante a sessão do Conselho Rússia-OTAN. A Bielorrússia avisou sobre Zapad 2017, conforme as convenções de Viena, informando que a escala dos exercícios não contempla a participação de observadores…Ambos os países convidaram observadores internacionais para determinadas etapas dos exercícios", disse à imprensa a porta-voz do Pentágono, Michelle Baldanza. 

Ela destacou, no entanto, que os EUA continuam preocupados com a amplitude das manobras.

"Os dados oficiais, disponibilizados pela Rússia e Bielorrússia, não coincidem com as informações divulgadas pela imprensa", alertou Baldanza.

Os exercícios estratégicos Zapad 2017 estarão sendo realizados entre os dias 14 e 20 de setembro no território da Bielorrússia, bem como em três polígonos russos. Segundo os dados do ministério da Defesa da Rússia, até 12,7 mil militares devem participar das manobras. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала