Mensagem da América Latina: Chile e Uruguai condenam lançamento de míssil norte-coreano

© REUTERS / Issei KatoUma televisão instalada em uma rua de Tóquio mostra o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no dia em que Pyongyang lançou um míssil em direção ao Japão
Uma televisão instalada em uma rua de Tóquio mostra o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no dia em que Pyongyang lançou um míssil em direção ao Japão - Sputnik Brasil
Nos siga no
Chile e Uruguai reprovaram publicamente nesta sexta-feira (15) o mais recente míssil lançado pela Coreia do Norte.

Segundo especialistas norte-americanos, o mapa de Guam, projetado na parede, estaria desatualizado - Sputnik Brasil
Coreia do Norte pode estar planejando ataques com base em imagens do Google Earth
O ministério das Relações Exteriores do Chile afirmou que o lançamento do projétil gera um "clima de instabilidade" e constituí uma "ameaça direta" à paz. "Nosso país faz um chamado a República Popular Democrática da Coreia ao diálogo e ao cumprimento das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou a chancelaria chilena por meio de comunicado.

Já o governo uruguaio classificou de "inaceitável" o míssil disparado pelo país de Kim Jong-un e também pediu o seguimento das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A Coreia do Norte disparou um míssil de médio alcance que sobrevoou o Japão na quinta-feira.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chegou a pedir para que Brasil, Chile, México e Peru rompam laços diplomáticos com Pyongyang em agosto. 

À época, o pedido não repercutiu, mas recentemente o México expulsou o embaixador norte-coreano de seu território. O Peru fez o mesmo alguns dias depois.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала