Opinião: guerra contra Coreia do Norte 'será catástrofe que mudará este mundo'

© Foto / Pixabay / geraltExplosão nuclear
Explosão nuclear - Sputnik Brasil
Nos siga no
Caso ações militares sejam iniciadas na península da Coreia, o sistema global de segurança internacional será atacado. A crise norte-coreana poderá ser resolvida somente através de negociações, opina o especialista russo Dmitry Mosyakov.

Sistema de mísseis americano ATACMS adquirido pelas Forças Armadas da Coreia do Sul - Sputnik Brasil
Seul ameaça 'destruir Coreia do Norte sem recuperação possível' em caso de provocação
Pyongyang lançou nesta sexta-feira (horário local) mais um míssil balístico de médio alcance. De acordo com militares japoneses e sul-coreanos, o míssil alcançou uma atitude de cerca de 800 quilômetros e sobrevoou uma distância de 3.700 quilômetros, caindo a 2,2 mil quilômetros da ilha japonesa de Hokkaido.

Mais tarde, a Coreia do Norte afirmou que nenhuma pressão externa fará com que o país desista do desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balístico, caso os EUA mantenham sua posição hostil.

Segundo as palavras do cientista político russo Dmitry Mosyakov, diretor do Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, entende que testes de mísseis frequentes resultarão em ações militares na península coreana.

"Mas ele não crê nisso. Primeiramente, vale a pena lembrar as declarações da China que, por um lado, condena os lançamentos de mísseis, mas, por outro lado, deixou claro que em caso de qualquer ataque contra a Coreia do Norte, irá interferir no conflito. Assim, as autoridades norte-coreanas entendem muito bem que não estarão sozinhos em caso de agressão norte-americana", declarou especialista em entrevista à Sputnik.

Ao mesmo tempo, ele apontou que "o que poderá acontecer é a destruição de todo sistema global das relações internacionais".

© AFP 2023 / JUNG Yeon-JeHomem assiste ao lançamento de míssil balístico disparado pela Coreia do Norte em 15 de setembro de 2017
Homem assiste ao lançamento de míssil balístico disparado pela Coreia do Norte em 15 de setembro de 2017 - Sputnik Brasil
Homem assiste ao lançamento de míssil balístico disparado pela Coreia do Norte em 15 de setembro de 2017

"Trata-se da catástrofe que mudará este mundo. Haverá consequências enormes, caso seja iniciada uma guerra nuclear ou destruição nuclear da Coreia do Norte, e com a interferência chinesa, fica difícil imaginar todas as consequências para nosso mundo", destacou o especialista.

Em seu ponto de vista existe só uma forma de resolver a situação na península:

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in - Sputnik Brasil
Líder sul-coreano ordena preparo imediato para ataques bioquímicos de Pyongyang
"A única opção é aceitar compromissos, usar o plano ‘de duplo congelamento' proposto pela Rússia e China. É importantíssimo dar o primeiro passo. Já seria algum avanço", sublinhou.

A ideia de duplo congelamento proposta pela Rússia e China, que prevê a suspensão simultânea do programa de armas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e dos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, foi formulada em 4 de julho em um anúncio conjunto firmado em Moscou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала