O fórum da organização internacional Estratégia Europeia de Yalta (YES), que contou com a presença do presidente ucraniano Pyotr Poroshenko, começou nesta quinta-feira (14) na capital da Ucrânia. Entre os convidados eminentes está o ex-secretário de Estado dos EUA, John Kerry, bem como o Comissário Europeu da Energia, Maros Sefcovic.
"Será que essa é a única coisa estranha que evidenciamos hoje em dia por parte do regime de Kiev? Sim, podemos dizer que é uma dor do membro fantasma, mas acredito que o regime de Kiev não deveria encontrar culpados no exterior", disse hoje (15) Zakharova durante uma coletiva de imprensa em Yalta.
"Entendo que seja muito cômodo culpar a Rússia, eu entendo que isso foi tornado uma ideia nacional. Infelizmente, isso é um erro crasso — o fato do regime de Kiev não parar de contar aos seus cidadãos sobre uma alegada agressão russa, uma alegada culpa russa de todos os males. É um erro colossal", adiantou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo.