Ocidente em pânico com Zapad 2017: Alemanha viu 100 mil soldados onde não havia

© Sputnik / Alexei DanichevMilitares das Forças Armadas bielorrussas no posto móvel de comando durante os exercícios conjuntos da Rússia e Bielorrússia ‘Escudo da União’
Militares das Forças Armadas bielorrussas no posto móvel de comando durante os exercícios conjuntos da Rússia e Bielorrússia ‘Escudo da União’ - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministério da Defesa da Bielorrússia desmentiu a informação de que as manobras russo-bielorrussas Zapad 2017 (Ocidente 2017) contam com a participação de mais de 100 mil militares. A cifra foi anunciada dias antes pela chefe da pasta de Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen.

Aviões Yak-130 da Força Aérea da Bielorrússia durante os preparativos para as manobras russo-bielorrussas Zapad 2017 - Sputnik Brasil
Manobras Zapad 2017 'assustam a Lituânia mais do que exige a situação'
"Esse número, 100 mil, absolutamente não corresponde à verdade", disse à imprensa o porta-voz do ministério da Defesa bielorrusso, Vladimir Makarov.

O oficial lembrou que tanto a Bielorrússia quanto a Rússia disponibilizaram dados oficias "identicos e precisos" referentes aos números de efetivos que participarão dos exercícios — um total de 12 mil e 700 militares. Entre esses, 10 mil e 200 se encontram em território bielorrusso (7 mil bielorrussos e 3 mil russos). 

As manobras estratégicas binacionais Zapad 2017 estão sendo realizadas entre os dias 14 e 20 de setembro na Bielorrússia e em três polígonos russos.

Militares bielorrussos se preparando para exercícios conjuntos das Forças Armadas da Rússia e da Bielorrússia Zapad 2017 - Sputnik Brasil
Rússia e Bielorrússia dão início aos exercícios conjuntos Zapad 2017
No dia 7 de setembro, Von der Leyen declarou, durante uma reunião com seus homólogos europeus em Tallinn, que mais de 100 mil militares participariam dos exercícios russo-bielorrussos. Segundo ela, as manobras seriam uma demonstração do poder militar russo.

O porta-voz do ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, garantiu que os números mencionados pela ministra alemã são infundados e recordou que Moscou informou Berlim sobre o caráter defensivo dos exercícios, bem como encaminhou documentos com números reais dos efetivos envolvidos nas manobras.

© Sputnik / Vitaly PodvitskyQuando o grito é tão forte que percorre oceanos
Quando o grito é tão forte que percorre oceanos - Sputnik Brasil
Quando o grito é tão forte que percorre oceanos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала