De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia, Minsk convidou vários observadores internacionais, incluindo representantes das Nações Unidas, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), OTAN, Comunidade de Estados Independentes (CIS), Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), bem como pessoal militar e diplomático de sete países da região.
"Estamos agindo de forma muito transparente enquanto realizamos o Zapad 2017, tendo convidado o número necessário de observadores, meios de comunicação, representantes das organizações internacionais […] Estamos abertos para todos e nossos vizinhos também devem ser mais transparentes", Ravkov disse à emissora da Bielorrússia 1.
As manobras militares conjuntas Rússia-Bielorrússia, apelidadas de Zapad 2017 (Ocidente 2017), começaram na quinta-feira e serão executadas até próxima quarta-feira.
Os exercícios envolvem cerca de 12.700 oficiais e soldados, incluindo cerca de 7.200 militares da Bielorrússia e cerca de 5.500 oficiais e soldados da Rússia.