Em uma conversa com a Sputnik, o especialista em assuntos militares Konstantin Sivkov afirmou que o Orlan-10 é um drone de venda livre, exportado em grandes quantidades.
"O Orlan-10 é um drone de dupla utilização militar e civil. Ele é largamente utilizado a nível civil, é vendido livremente e é exportado em quantidades praticamente ilimitadas", explicou.
Sivkov ressaltou que este veículo não tripulado é usado nos mais diversos campos: em obras de construção, em patrulhamento de regiões de difícil acesso, nos sistemas de combate ao fogo e em situações de emergência.
O vice-chefe do Comitê Internacional do Conselho da Federação da Rússia, Andrei Klimov, falou com o RT e não descartou que tais informações possam ser uma provocação.
"Não excluo uma provocação, que algum veículo possa ter sido deliberadamente apresentado como um armamento russo, tomando em conta toda a desinformação que Kiev continua difundindo por todo o mundo sobre a presença fictícia de tropas russas no território ucraniano", disse o senador.