Fechada em 2006, a base militar de radares RAF Saxa Vord, na ilha Unst, no arquipélago de Shetland (Escócia) será reaberta, de acordo com o site Shetland News.
O jornal britânico The Times publicou um artigo sobre a importância estratégica da base, que durante a Guerra Fria tinha a responsabilidade de "escanear" o Atlântico em busca de movimentações soviéticas na região.
A retomada das operações na RAF Saxa Vord deverá acontecer em outubro, segundo diz uma carta enviada pela subsecretária parlamentar de Contratação Pública para Defesa, Harriett Baldwin, a Alistair Carmichael, este membro do Parlamento das Ilhas do Norte.
Pelo menos 50 pessoas deverão estar envolvidas na reabertura da base, boa parte delas ligadas à Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês), visando "garantir o serviço contínuo" de operações.
Para Moscou, a iniciativa é apenas mais uma de hostilidade vinda do Ocidente, o que se traduziu recentemente nos exercícios conjuntos que estão sendo realizados na Suécia, com a participação de vários países da OTAN – ao mesmo tempo em que a Bielorrússia sedia, ao lado de tropas russas, as manobras Zapad 2017.