"A máquina de 10 toneladas que planejamos construir juntos [com outra empresa russa, a DUKS] deve causar um 'boom' no setor nacional de ecranoplanos. De acordo com os especialistas britânicos, o nosso Burevestnik-24 já ultrapassa o Japão, a Alemanha e a Coreia do Sul em 10 anos. Hoje em dia, não temos concorrentes no exterior", afirmou Bukovsky.
"Havia pequenos problemas, mas estes se tornaram grandes. Não se pode fazer isso", afirmou Bukovsky.
Ao mesmo tempo, ele frisou que os chineses hoje em dia investem bilhões de dólares por ano para construir ecranoplanos.
"A única coisa da qual não temos conhecimento é como decorre a construção nos EUA. Eles classificaram tudo. Sei que será uma máquina grande, ou seja, poderá ser uma ficção ou um avanço real. Mas, por enquanto, estamos a frente de todo o mundo", assegurou.
O construtor revelou que os projetistas da sua empresa, por exemplo, inventaram um novo regime de voo sem precedentes: de contato e sem contato ao mesmo tempo.
O ecranoplano foi inventado pelo engenheiro naval soviético Rostislav Alekseev nos anos 50 e desloca-se voando a poucos metros de altura sobre uma superfície plana, geralmente aquática, sem ser detectado pelos radares inimigos, aproveitando o chamado efeito solo.