Os detalhes do incidente ainda são pouco conhecidos, mas testemunhas afirmam que um importante monumento da cidade, em homenagem a combatentes mortos, teria sido danificado. No pedestal da estátua, bombeiros trabalham para conter as chamas de um veículo incendiado. Até o momento, não há relatos de vítimas.
В центре Луганска взорвали памятникам боевикам «ЛНР» https://t.co/EXl7zLyvET Сильный взрыв произошел сегодня вечером, 18 сентября в центре pic.twitter.com/NBYNSsZGu2
— Луганск 0642.ua (@Lugansk0642ua) 18 de setembro de 2017
As repúblicas de Lugansk e Donetsk, na região de Donbass, estão em conflito com as forças de Kiev desde 2014, quando as populações do leste se recusaram a reconhecer a legitimidade do governo instalado na Ucrânia após o golpe de Estado que destituiu o presidente eleito Viktor Yanukovich. Apesar de uma série de acordos de cessar-fogo, ambas as partes seguem se acusando de violar a trégua com frequência.
De acordo o ministro do Interior da autoproclamada República Popular de Lugansk, Igor Kornet, investigadores já estão no local examinando detalhes da explosão desta segunda-feira. Para ele, é possível que as autoridades de Kiev estejam por trás do incidente.