Um tiroteio no acesso à Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, provocou o fechamento da estrada Lagoa-Barra nos dois sentidos.
As pessoas que passavam nos arredores do Túnel Zuzu Angel, em São Conrado, precisaram se jogar no chão.
Foi registrado pânico e pelo menos um morador foi atingido pelos disparos.
Tiroteio no acesso à Rocinha provoca pânico e fecha a Lagoa-Barra. https://t.co/MtLhciU6oi pic.twitter.com/LZae5KTkIN
— Jornal Extra (@jornalextra) 22 de setembro de 2017
Um grupo ateou fogo em objetos que foram jogados na pista nas proximidades do túnel. Uma granada, que não explodiu, segundo relatos, foi atirada no fogo.
A Polícia Militar isolou o local.
Vídeo enviado por um ouvinte mostra o momento em que objetos foram incendiados na Lagoa-Barra, na Rocinha. pic.twitter.com/tM6y4TAlH7
— BandNews FM — Rio (@bandnewsfmrio) 22 de setembro de 2017
O governo do Estado do Rio de Janeiro pediu para as Forças Armadas entrarem na Rocinha.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que a operação policial em curso já está sendo reforçada.
"A gente está com muito indício de traficantes numa região que a gente está avançando. Temos certeza que a reação que está ocorrendo embaixo, no asfalto, é por causa disso. Nós não vamos recuar", afirmou.
“Estamos entrando com os helicópteros, entrando com mais gente do Bope e com mais agentes do Choque para avançar no combate à criminalidade", garantiu o Pezão.
Os moradores da comunidade estão enviando vídeos pelo WhatsApp e Twitter.
Um ouvinte flagrou tiroteio entre traficantes, hoje, na Rocinha. As imagens foram recebidas pelo Whatsapp da #CBNRio. #RJ #SextaNaCBN pic.twitter.com/fZYVOLIANO
— CBN Rio (@cbnrio) 22 de setembro de 2017
Segundo o Globo, o tiroteio começou às 9h30. Os criminosos abriram fogo contra policiais que fazem cerco à Rocinha. Também estão acontecendo tiroteios nos morros do Alemão, Dona Marta, Vila Kennedy e Chapéu Mangueira.
Um ônibus da linha 538 foi incendiado na Estrada da Gávea, segundo a TV Globo.
Segundo a BandNews, na tarde desta sexta-feira o exército, que ainda não confirmou oficialmente a operação, planeja entrar na Rocinha.