Este caça é uma versão modernizada do Su-27. Tendo como base a mesma célula, este avião está equipado com motores mais inovadores e sistemas de gestão e controle de bordo, bem como radares, mais avançados. Diferentemente de seu antecessor, este temível avião tem um chassi de duas rodas.
É capaz detectar um objetivo a distância de até 400 quilômetros.
O Su-35 conta com o sistema inovador de radar Irbis que pode controlar até 30 alvos, inclusive helicópteros a baixa altitude e mísseis de cruzeiro, ou atacar até oito alvos ao mesmo tempo.
Contudo, por que ele é denominado de "caça de geração 4++"?
É que, por suas características, este avião é muito parecido aos caças da quinta geração. A única diferença é que este não possui tecnologias "stealth" (furtivas) por utilizar o radar para realizar o lançamento de mísseis e assim não pode permanecer invisível o tempo todo.
Além disso, o avião russo tem um preço muito mais baixo do que seu análogo norte-americano, o que também se aplica ao custo do treinamento dos pilotos e à manutenção da aeronave. Esta é a principal razão que explica por que o avião russo gera grande interesse por parte dos clientes estrangeiros.
O Su-35 é um caça pesado, já que tem uma carga de oito toneladas e um alcance que atinge até 4.500 quilômetros. Este avião avançado já participou de várias operações antiterroristas na Síria. No total, mais de 60 aviões deste tipo fazem parte da Força Aeroespacial da Rússia.