ONU: Israel mantém alta taxa de construção de assentamentos ilegais

© AP Photo / Bernat ArmangueBandeira israelense perto de assentamentos judaicos na Cisjordânia
Bandeira israelense perto de assentamentos judaicos na Cisjordânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O enviado das Nações Unidas para o Oriente Médio, Nikolai Mladenov, informou que Israel segue construindo de maneira acelerada novos assentamentos ilegais em áreas disputadas com a Palestina, apesar dos pedidos do Conselho de Segurança da ONU para que esse processo seja suspenso.

Barack Obama durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin, à China - Sputnik Brasil
Obama: Solução de dois Estados para conflito palestino-israelense cada vez mais difícil
Em declarações ao Conselho, Mladenov acusou o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de utilizar uma retórica provocadora para amentar a quantidade de assentamentos. De acordo com o enviado, de junho a setembro, a maior parte das novas construções se concentrou em Jerusalém Oriental, com planos para 2.300 novas unidades de habitação, aumento de 30% em relação ao ano passado.

"As atividades ilegais de assentamentos de Israel continuaram a uma alta taxa, um padrão consistente ao longo do ano", afirmou o funcionário das Nações Unidas. 

Há nove meses, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução exigindo o fim dos assentamentos israelenses. Na ocasião, os Estados Unidos, ainda sob administração do presidente Barack Obama, não utilizaram o seu poder de veto para barrar o projeto, preferindo a abstenção. Segundo a organização, os assentamentos de Israel em território considerado palestino são ilegais do ponto de vista do direito internacional e inviabilizam uma solução pacífica, de dois Estados, para a região. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала