Em resposta à Rússia: maiores manobras militares entram na fase ativa na Polônia

© REUTERS / Kacper PempelSoldados poloneses e norte-americanos durante exercícios conjuntos Anakonda 16 perto de Torun, Polônia, junho de 2016
Soldados poloneses e norte-americanos durante exercícios conjuntos Anakonda 16 perto de Torun, Polônia, junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na Polônia é iniciada a fase ativa das manobras Dragon 2017, que decorrerão até 29 de setembro e preveem treinar interação entre forças terrestres, navais e aéreas.

Soldado polonês junto às bandeiras da OTAN, Polônia e EUA - Sputnik Brasil
Polônia começa suas maiores manobras Dragon 2017
Pela primeira vez as manobras contarão com a participação das inéditas Tropas de Defesa Territorial.

O vice-ministro da Defesa da Polônia, Michal Dworczyk, comunicou anteriormente que, de acordo com o cenário de treinamentos, um dos países vizinhos estaria pretendendo obter acesso aos recursos naturais poloneses, ou seja, estaria tentando "desestabilizar a situação política" e "se apoderar do território disputado".

Segundo o mesmo cenário, o país vizinho inimigo acabaria decidindo iniciar um conflito armado com a Polônia, usando métodos de guerra híbrida. Nesse caso, Varsóvia recorre à ajuda de seus aliados da OTAN.

As manobras preveem treinamento de defesa de um terreno da costa, superação de barreiras aquáticas e desembarque de tropas paraquedistas. Segundo o Ministério da Defesa polonês, das manobras participam 17 mil militares e 2,5 mil veículos.

Tropas da OTAN participam dos exercícios militares na Polônia - Sputnik Brasil
Para que servem as tropas estrangeiras concentradas na Polônia?
Além dos militares poloneses, participarão tropas dos países membros da OTAN, incluindo os EUA, Letônia, Lituânia, Reino Unido, Alemanha, Eslováquia, Itália, Romênia, bem como da Geórgia e Ucrânia.
Anteriormente, Michal Dworczyk sublinhou que os exercícios Dragon 2017 seriam realizados quase simultaneamente com as manobras russo-bielorrussas Zapad 2017.

Os exercícios estratégicos Zapad 2017 aconteceram entre 14 e 20 de setembro no território da Bielorrússia e nos três polígonos da Rússia, causando muita preocupação da OTAN e de seus países-membros, inclusive da Polônia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала