Julius Alpino, do Serviço de Pescas e Recursos Marinhos, citado pelo Daily Mail, disse que o espécime, com cerca de nove metros de comprimento, não pôde ser identificado devido à sua avançada decomposição. Ele também enfatizou que, por causa do seu tamanho e mau cheiro, o cadáver não foi enterrado, tendo sido devolvido ao mar.
Nujnuj Capistrano, residente local, testemunhou a descoberta incomum e conseguiu fazer algumas fotografias, que publicou no Facebook. Nelas, pode-se ver o corpo da criatura estranha, que foi levada para a costa com a ajuda de um barco e alguns membros da equipa de resgate.
"Eu estava apenas passando pela praia e tirei algumas fotos, mas não sei nada sobre os detalhes, fiquei surpreso porque era muito grande e é a primeira vez que vejo esse tipo de criatura", relatou Capistrano.
A possibilidade de ser uma baleia morta não foi descartada. A este respeito, o jornal filipino 'SunStar' assegurou que a criatura pertencia à família dos cetáceos e que era possivelmente um cachalote.