Uma série de fotos apresentadas pela NASA mostra toda a beleza das tempestades que ocorrem em Júpiter.
Quando as fotos foram tiradas, a sonda voava à distância entre 12.000 e 23.000 km das nuvens do planeta, diz o comunicado da agência espacial.
A sonda Juno, batizada em homenagem à deusa da maternidade e mulher traída de Júpiter na mitologia romana, partiu para o planeta distante em agosto de 2011 e em 2016 se aproximou dele, posicionando-se em órbita estável. A Juno está em órbita de Júpiter há 14 meses.
A cada 53 dias, a sonda espacial se aproxima do planeta, registra imagens e volta a uma distância mais segura, para se proteger da radiação intensa.
A Juno é a segunda sonda a orbitar Júpiter. A primeira — Galileo — foi desativada em 2003.
As missões da sonda Juno são muito variadas, mas seu objetivo principal é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.
Em fevereiro de 2018, a nave espacial deverá mergulhar em Júpiter, onde a atmosfera do planeta a irá destruir, isso será realizado para evitar a criação de lixo espacial e minimizar o risco de contaminação de uma das luas do planeta com bactérias provenientes da Terra.